Master give us determination to change what we can change, serenity to support what don´t depend on us to change & wisdom to know the difference between two situations.ºReinhold Niebuhrº

Sunday, November 19, 2006

But u l y a

Hoje é domingo...
[category?]
... pede cachimbo
O cachimbo é de barro
Bate no jarro
O jarro é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Bate na gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo




Posted by alineeee at 12:12 | Comments (9) | Trackbacks (0)
<< Não, eu não descuto!! | Main | Pombas! >>
Comments
Re: Hoje é domingo...
Maldito touro... É por essas e outras que eu permaneço carnívoro!

Posted by: Érre at April 24,2005 18:57
Re: Hoje é domingo...
Legal teu fotolog.
Beijos
entre no meu blog!

Posted by: David at April 25,2005 21:55
Re: Hoje é domingo...
Nossa, desconhecia a parte : "O cachimbo é de barro Bate no jarro O jarro é de ouro"
A minha era:
Hoje é domingo, pé de cachimbo, cachimbo é de ouro, bate no touro, o touro é valente, bate na gente, a gente é fraco, cai no buraco, o buraco é fundo, acabou-se o mundo!
Ufa!
Que inútil!! :D
Quem será q inventou essa música??!!
Beijos!

Posted by: Carol at April 26,2005 16:07
Re: Hoje é domingo...
Em primeiro lugar, inútil coisa nenhuma!
Segundo, eu também desconhecia a parte do jarro de barro, quem me ensinou foi o Rodrigo, por isso que resolvi postar no blog... ;)

Posted by: Aline at April 28,2005 11:56
Re: Hoje é domingo...
Na verdade é pé de cachimbo (Uma fruta africana semelhante a uma berinjela doce e vermelha). Era costume dos nativos ficar na beira do pé de cachimbo com risco de ataques de touros, atraidos pela cor do inusitado vegetal.

Posted by: Fred at April 28,2005 21:58
Re: Hoje é domingo...
Nossa, Fred, sinceramente, não sei se o que você disse é verdade. Mas eu acreditei e achei muito legal! :)
(sabe, quando vocês contam alguma coisa, eu quase nunca sei quando estão brincando comigo ou quando falam sério mesmo!!)

"Vocês" inclue: Fred, rbp, Daniduc, Poka etc.


Posted by: Aline at April 29,2005 10:27
Re: Hoje é domingo...
Fred, seu mau. Ela é loira!!

Posted by: daniduc at April 29,2005 10:47
Re: Hoje é domingo...
Aaaaaaaah! Então quer dizer que o Fred estava brincando???
Sniiiiiiiift... eu sempre caio... porque?? Porque???

Shiu, Dani, essa resposta eu não aceito!

Posted by: Aline at April 29,2005 11:03
Re: Hoje é domingo...
Na verdade não é música, é uma parlenda. Parlenda é brincadeira de palavras rimadas usada para passar o tempo. As parlendas se 'proliferaram' de forma oral - por isso há muito confusão de qual expressão é a original. E o bonito está justamente aí: cada povo insere algo ou passa de acordo com o que ouviu. "Pé de cachimbo" pode ter a interpretação que o Fred deu, mas "pede cachimbo" também faz sentido, pois na roça se costumava, aos domingos, sentar-se para fumar um cachimbo em roda de prosa (daí o 'domingo pede cachimbo').
É uma delícia recordar costumes que fomos perdendo ao longo da "adultice". Isso é referência!!!
Precisávamos resgatar esses costumes pra ver se nossas crianças adquirem um pouco mais de fantasia... estreitamento relações... apreciação das coisas simples da vida.
Quer outro exemplo de parlenda?
Meio-dia,
panela no fogo,
barriga vazia;
macaco torrado
que vem da Bahia;
panela de doce
para dona Maria."
Qualquer pessoa pode criar uma parlenda. Taí um ótimo desafio: falar pras crianças uma parlenda e pedir que elas criem outras, por exemplo, com outros dias da semana.
B.I.Jão

Posted by: Sol at August 06,2006 12:03
Re: Hoje é domingo...
Que legal!! Obrigado pelo esclarecimento, Sol :)

Concordo com voce, parlendas (cuja definicao acabei de aprender ;)) sao um excelente passa-tempo, e um estimulo `a criatividade. Enquanto nao tenho filhos, vou eu mesmo brincando com elas ;)

E hoje, alias, eh domingo :)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home